terça-feira, 28 de janeiro de 2020

PSICOLOGIA AFRICANA



O que vem a ser Psicologia Africana?

Psicologia Africana é uma linha de estudos que vem sendo desenvolvida desde a década de 60 e 70, principalmente nos EUA e no Caribe. Ela começa a chegar no Brasil a partir de 2009, com a publicação do primeiro artigo traduzido para o português. 

Esta psicologia vem sendo estudada por descendentes de african@s na diáspora estadunidense,  e afro-caribenha a partir de pressupostos filosóficos do tronco linguístico cultural Niger-Congo
Apesar de estar sendo desenvolvida geograficamente fora do continente mãe, ou seja, em instituições localizadas nas Américas,  isto não determina uma descontinuidade em relação à ancestralidade e os conhecimentos profundos desde o Egito Antigo, chamado de civilização Kemética (ou KMT), à região oeste do continente africano – de onde vieram os povos que foram escravizados no período colonial. Em outras palavras, est@s pesquisador@s investigam profundamente em África o legado Kemético, os processos históricos migratórios, o legado das outras regiões africanas anteriores e posteriores às colonizações árabe e européia, além de como esse legado sobrevive ainda hoje nas Américas apesar de todo o processo de genocídio físico e cultural imposto pela colonização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário